AGENDAMENTO DE CONSULTAS: (54) 3045-9700 | (54) 3045-9800
VIA WHATSAPP: (54) 99253-3525
LISTA DE TELEFONES ÚTEIS   ↵

« Voltar
AVANçOS NAS TéCNICAS CIRúRGICAS POSSIBILITAM QUE PACIENTES COM MEMBROS DILACERADOS VOLTEM A TER QUALIDADE DE VIDA

Equipe médica especializada e agilidade na busca por tratamento possibilitam que pacientes escapem da amputação e tenham uma vida normal com a realização de reimplantes e transplantes de tecidos.

Apesar do nome “microcirurgia”, trazer em mente um procedimento pequeno, a Microcirurgia Reconstrutiva exige muita técnica e conhecimento de anatomia já que envolve uma série de músculos, nervos, artérias, veias e tecidos. “Esta área chama-se de microcirurgia porque as estruturas abordadas são pequenas, como artérias e veias que podem variar de 1,5 a 5mm, e, na realidade, se trata de um procedimento longo e complexo”, explica o médico do IOT, especialista em Ortopedia, Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva, Dr. Antônio Severo.


A equipe especializada em membros superiores do IOT Passo Fundo foi uma das pioneiras na Microcirurgia Reconstrutiva no Estado e recebe pacientes da região sul do Brasil. De acordo com Dr. Antônio Severo, são diversos os casos em que o procedimento é indicado, mas as causas, na maioria das vezes, envolvem acidentes de trabalho e também automobilístico. Na nossa região estes acidentes tendem a aumentar no período de plantio e colheita de grãos, quando os agricultores precisam trabalhar diariamente com máquinas.


Na entrevista abaixo o ortopedista esclarece aspectos técnicos e científicos da microcirurgia reconstrutiva na ortopedia:


O que é a Microcirurgia Reconstrutiva?

Dr. Antônio Severo: É um procedimento cirúrgico que realiza a transferência de uma parte do corpo (tecidos) para outro lugar onde existe a falta do mesmo. Assim a parte lesionada é reconstruída. A retirada de tecido é feita de outra área da anatomia do próprio paciente: é o que chamamos de auto enxerto. A cirurgia reconstrutiva por meio de retalhos ou tecidos pode ser utilizada no revestimento cutâneo, muscular e esquelético possibilitando a preservação de  braços, mãos, pernas... Em muitos casos este tipo de procedimento salva o paciente da necessidade de uma amputação. Outro destaque da Microcirurgia é o enxerto microcirúrgicos de nervo, ou seja, são retirados nervos de um lugar e colocados em outro, isso é feito para garantir a sensibilidade e motricidade de áreas importantes da anatomia humana, como as mãos.  


Em quais casos esta cirurgia é indicada?

Casos em que o paciente tem membro com  exposição do osso, tendão ou articulação que não podem ser cobertos apenas com enxerto de pele simples, devido a profundidade dos ferimentos.


Como a vítima de um acidente deste tipo deve proceder?

O paciente deve procurar atendimento médico o mais rápido possível pois, nestes casos, o tempo é crucial para evitar uma infecção, já que a área vai estar aberta, sujeita a entrada de micro-organismos. A vítima deve primeiramente procurar atendimento em um hospital local, para que o ferimento seja limpo adequadamente e os curativos sejam feitos, então deve ser encaminhado urgente ao especialista. É muito importante que esta ferida seja mantida limpa até a realização do procedimento cirúrgico.


E o processo de recuperação da cirurgia?

 O paciente precisa ficar cerca de dez dias internado após a cirurgia para que ocorra a integração do tecido que foi reimplantado naquele local. Além disso, por ser uma cirurgia longa, que dura cerca de seis horas, ocorre um desgaste físico do paciente, exigindo um bom tempo de repouso.


Os resultados da Microcirurgia Reconstrutiva são satisfatórios?

Os resultados são excelentes. O paciente volta a ter uma vida normal, caminhar e mexer os membros normalmente.


A Reconstrução Microcirúrgica e a  Cirurgia Oncológica

Dr. Antônio Severo destaca ainda, que a Microcirurgia Reconstrutiva também tem sido bastante utilizado na área da Cirurgia Oncológica, “Muitas vezes, na Cirurgia Oncológica, é necessário ressecar um tumor maligno por completo e, neste lugar onde estava o tumor, vai ficar faltando estrutura ósseo muscular. Assim, o microcirurgião participa da cirurgia quando é necessário  reconstituir esse membro e deixá-lo o mais próximo possível da normalidade”.

 

Mais informações sobre Cirurgia da Mão e  Microcirurgia Reconstrutiva no site: www.antoniosevero.com.br



Mais Sobre
MAIS SOBRE

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Sentar em W: pode ou não pode?
Você cuida da postura?
Clínica IOT realiza homenagem a seu primeiro cola...
Confraternização de fim de ano
Clínica IOT é destaque em Ortopedia e Traumatologia...
ENTRE EM CONTATO
(54) 3045-9700 / 3045-9800 Whatsapp 99253 3525
sac@iotrs.com.br

NEWSLETTER
Para assinar nossa newsletter preencha o campo abaixo.
Ok
© 2019 IOT HOSPITAL DO TRAUMA | www.iotrs.com.br - Todos os Direitos Reservados