AGENDAMENTO DE CONSULTAS: (54) 3045-9700 | (54) 3045-9800
LISTA DE TELEFONES ÚTEIS   ↵

« Voltar
PASSO FUNDO RECEBE ORTOPEDISTA QUE CRIOU PRIMEIRO PROGRAMA DE PREVENçãO DE FRATURAS SECUNDáRIAS PELA OSTEOPOROSE NO PAíS

Considerada uma epidemia silenciosa, a osteoporose já atinge cerca de 10 milhões de brasileiros. Um dos principais problemas é que a maioria das pessoas só descobre a doença quando ocorre a primeira fratura. A partir desse quadro, a preocupação aumenta: como prevenir uma nova fratura? De acordo com a Fundação Internacional da Osteoporose (IOF), a doença ocorre quando a massa óssea diminui mais rapidamente do que a capacidade do corpo de a repor, o que causa uma perda substancial da força dos ossos. O esqueleto se torna frágil, de modo que basta uma leve pancada ou queda para ocasionar uma fratura.

Foi sobre essa temática que o médico ortopedista Bernardo Stolnicki, vice-presidente do Comitê de Doenças Osteometabólicas da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), falou para profissionais da saúde do município na noite de terça-feira (7). O encontro aconteceu no auditório do 4º andar do HSVP Filial e foi promovido pelo Sistema Osteotrati – Tratamento Integrado de Osteoporose, Clínica IOT e Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).

Coordenador do PrevRefrat, o primeiro programa de prevenção de refraturas do Brasil, reconhecido internacionalmente pelos protocolos de diagnóstico e tratamento adotados, o ortopedista apresentou uma palestra sobre a gravidade da doença no mundo, a investigação e o tratamento e a importância dos serviços de prevenção de fraturas secundárias, os chamados Serviços de Manejo de Fraturas (FLS – Fracture Liaison Services).

Segundo Dr. Bernardo, a importância de falar sobre isso para profissionais da saúde, especialmente ortopedistas, é a conscientização de que a preocupação em pacientes com fratura não acaba na fratura, pelo contrário, ela começa. “Esse paciente precisa ser tratado para evitar novas fraturas, o que tem sido do um quadro endêmico. Também, esse paciente passa pela mão do ortopedista, que é o elemento certo para dizer para esse paciente que ele tem que continuar o tratamento.”

O modelo da PrevRefrat e a trajetória do Dr. Bernardo foram inspiração para criar em Passo Fundo o Sistema Osteotrati – Tratamento Integrado de Osteoporose, que tem foco multiprofissional e funciona como uma nova especialidade médica oferecida pela Clínica IOT em rede com o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). O serviço é o único em funcionamento no Rio Grande do Sul.

A importância do ortopedista nos serviços de prevenção de fraturas secundárias 
O ortopedista ainda destaca que o Brasil é o país que tem o maior número de ortopedistas envolvidos com osteoporose de alto nível. Nos Estados Unidos o especialista envolvido com a doença é o endocrinologista, apenas recentemente começou o envolvimento de ortopedistas; já na Europa é o reumatologista.

Pelo olhar diferenciado que os FLS trazem, esse modelo de serviço acaba sendo uma ferramenta para a prevenção secundária de fraturas, além de atuar como uma estratégia e uma filosofia. “A diferença entre os FLS para um consultório, onde o médico faz prevenção secundária de fraturas, é justamente a questão proativa, a questão da captação de pacientes. A maior função dos FLS é pegar pacientes em risco de novas faturas que, em princípio, estariam desassistidos, e trazer para um ambiente favorável para esse tipo de coisa”, ressalta o Dr. Bernardo. 

Como surgiu o Sistema Osteotrati
A criação do Sistema Osteotrati – Tratamento Integrado de Osteoporose começou em 2012, quando  o médico ortopedista do IOT e membro da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo, Vinícius Kuhn, ainda realizava sua residência médica no HSVP e IOT. 

“Ainda quando eu era R2 o Dr. Bernardo esteve aqui em Passo Fundo mostrando que a roda existia. E o que é a roda? São os pacientes com osteoporose. Os pacientes que o ortopedista mais vai ver na vida são os pacientes com osteoporose e artrose, as duas doenças que mais prevalecem e que sempre vão estar na nossa frente o tempo todo. Esses pacientes estavam aqui na nossa frente, mas não fazíamos nada com eles nesse sentido, não enxergávamos que aquela roda deveria ser usada, que deveria ser feita alguma coisa”, lembra ele.  

A partir desse primeiro contato, o Dr. Vinícius decidiu seguir com seus estudos dedicados ao tema. Após a residência em Ortopedia e Traumatologia pelo HSVP e IOT, fez especialização em Cirurgia do Joelho pela Clinique de la Sauvegarde / LYON-ORTHO-CLINIC, em Lyon, na França, além de participar de diversos cursos e capacitações. Em 2018, ele participou do programa de Mentorship da IOF e realizou a prova da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO), que é uma certificação em densitometria óssea.

O projeto foi apresentado em meados de 2016 para todo corpo clínico do IOT e, em janeiro de 2018, as atividades do Sistema Osteotrati – Tratamento Integrado de Osteoporose iniciaram com a coordenação do Dr. Vinícius e a colaboração da psicóloga Marisa Canello Kuhn e da nutricionista Luciana Barbosa Stoffel. “Começamos com o rastreamento dos pacientes tendo como pontos de captação as emergências, que têm um relatório diário de fraturas. Todos os dias os residentes preenchem um relatório com nome, idade, que fratura teve e se foi por um trauma banal ou não. Esse relatório é enviado diariamente para nós, tudo é compilado e os pacientes são encaminhados”, explica. 

Até hoje já foram rastreadas mais de 600 fraturas nas emergências, sendo 33% dessas fraturas por fragilidade em pessoas acima de 50 anos, um número considerado grande. 


Mais Sobre
MAIS SOBRE

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Clínica IOT é destaque em Ortopedia e Traumatologia...
Cirurgia da Mão e Microcirurgia
Passo Fundo recebe ortopedista que criou primei...
A alimentação pode ser sua aliada na prevenção da o...
IOT presta homenagem ao Hospital São Vicente de P...
ENTRE EM CONTATO
(54) 3045-9700 ou 3045-9800
sac@iotrs.com.br

NEWSLETTER
Para assinar nossa newsletter preencha o campo abaixo.
Ok
© 2018 IOT HOSPITAL DO TRAUMA | www.iotrs.com.br - Todos os Direitos Reservados