AGENDAMENTO DE CONSULTAS: (54) 3045-9700 | (54) 3045-9800
VIA WHATSAPP: (54) 99253-3525
LISTA DE TELEFONES ÚTEIS   ↵

« Voltar
CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA GARANTIR ATENDIMENTO DE EXCELÊNCIA

Com demandas cada vez mais específicas e com cada vez mais profissionais chegando ao mercado, o diferencial na Ortopedia e Traumatologia são o ensino, a tecnologia e a ciência.

O ortopedista especialista em Pé e Tornozelo da Clínica IOT, Dr. Cristopher Stoffel, releva que para ser médico ortopedista é necessário realizar, além dos 6 anos de faculdade de Medicina, no mínimo mais 3 anos de residência médica em Ortopedia e Traumatologia. “Após a residência, o ideal é passar por mais um ou dois anos de especialização em uma das subáreas da ortopedia. No IOT temos dez destas especialidades”, revela. 

Dr. Christopher explica que, após a conclusão da residência médica, os ortopedistas são avaliados pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, em um dos mais difíceis testes de especialidades do mundo. “Somente os médicos aptos passam neste teste e pode então ingressar na SBOT, isso serve como um filtro na formação dos novos colegas”, revela.  A dica importante dada pelo especialista aos pacientes é que procurem por médicos ortopedistas membros da SBOT e, de preferência, com formação complementar na subárea que procuram.

 

Ciência e Tecnologia

O ensino e a ciência também são importantes na manutenção da qualidade. Os ortopedistas da Clínica são preceptores, ou seja, são supervisores e professores de médicos advindos de todo o país e da América Latina em busca de qualidade na formação em Ortopedia.  A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e o Hospital São Vicente de Paulo são os responsáveis pelo programa de residência médica. Atualmente 13 residentes em Ortopedia, 16 fellows  (ortopedistas em formação de subespecialidades) e 3 residentes em Cirurgia da Mão realizam suas atividades junto aos médicos. “A clínica sempre procurou os melhores profissionais, divididos por subespecialidades, e aliou isso com a formação de novos ortopedistas e especialistas desde o princípio, há 43 anos. O fato de ser um centro de formação sempre manteve os profissionais atualizados e oferecendo o melhor atendimento possível”, frisa o ortopedista.

Os ortopedistas também mantém uma significativa produção científica. Em 2018 foram 2 artigos científicos em publicações internacionais, 6 artigos em publicações nacionais, 2 livros publicados,13 capítulos de livros, entre outros.

Tudo isso resultou em mais tecnologia e melhores técnicas no atendimento a população. Dr. Cristopher destaca que entre estas novas tecnologias estão as próteses, materiais especiais e cirurgias por vídeo e/ou minimamente invasivas. “O avanço destas tecnologias contribui muito para a especialidade e o oposto também é verdadeiro uma vez que ambas contribuem para evolução uma da outra”, explica.

 

Número de atendimentos: dados impactantes

Tudo isso reflete no número de pessoas que são atendidas pelos 25 ortopedistas do IOT, seja via Hospital São Vicente de Paulo, em suas duas unidades, seja pelo atendimento agendado diretamente na Clínica IOT (terceiro andar da Unidade II do HSVP).

De acordo com dados do setor estatístico das duas unidades do HSVP (matriz e filial) foram atendidas pelo setor de Ortopedia, cuja atuação é dos ortopedistas do IOT, 167.707 pessoas de janeiro a agosto deste ano. O dado é de atendimentos hospitalares (internações), ambulatoriais e complementares, incluindo pacientes do SUS, convênios e particulares. Já o número de pessoas agendadas pela Clínica IOT, o que inclui atendimentos no consultório e ambulatório, é na média de 5.200 por mês em 2019, o dado é do setor administrativo da Clínica.



Mais Sobre
MAIS SOBRE

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Dr. André Kuhn é empossado presidente da SBCJ
Ciência e tecnologia para garantir atendimento de...
Técnica cirúrgica com nitrogênio para destruição de c...
Osvandre Lech reeleito presidente do IBSES
Diagnóstico precoce para a dor no punho
ENTRE EM CONTATO
(54) 3045-9700 / 3045-9800 Whatsapp 99253 3525
sac@iotrs.com.br

NEWSLETTER
Para assinar nossa newsletter preencha o campo abaixo.
Ok
© 2019 IOT HOSPITAL DO TRAUMA | www.iotrs.com.br - Todos os Direitos Reservados