AGENDAMENTO DE CONSULTAS: (54) 3045-9700 | (54) 3045-9800
LISTA DE TELEFONES ÚTEIS   ↵

« Voltar
LESõES NO MENISCO SãO COMUNS E TAMBéM ATINGEM JOVENS

Os meniscos são estruturas que protegem a cartilagem do joelho dos impactos do dia-a-dia, auxiliando na nutrição e na estabilidade. "Dentro de cada joelho nos possuímos dois meniscos, o interno (medial) e o externo (lateral)", explica o ortopedista da Clínica IOT, especialista em Joelho, Dr. Osmar Lopes Jr.
As lesões nestas estruturas são bastante comuns e, de acordo com o ortopedista, são divididas em traumáticas e degenerativas. As lesões traumáticas ocorrem devido a um trauma envolvendo movimento rotacional e carga sobre o joelho ou movimentos de hiperflexão com carga, muito comum em entorses durante a prática de atividades esportivas. "Nas atividades que envolvem movimentos repetitivos dos joelhos, em rotação e flexão, os meniscos também estão expostos a lesões, mesmo sendo atividades menos intensas do nosso cotidiano" esclarece o especialista. Já as lesões meniscais degenerativas estão incluídas no processo degenerativo do joelho como um todo, processo chamado de artrose, este tipo de lesão possui bastante influência genética.
Mas é possível prevenir estas lesões? Não totalmente. "É possível diminuir a carga imposta sobre os meniscos, diminuindo indiretamente a chance de lesão. Um bom condicionamento físico global e um peso corporal adequado fazem que os meniscos não fiquem tão expostos a lesões. Nas lesões degenerativas, há um componente genético envolvido que torna impossível a completa prevenção, mas, mesmos nesses casos, as medidas citadas acima fazem com que os sintomas se atenuem" destaca o médico.
Quais os sintomas das lesões meniscais?
Dr. Osmar Valadão: O sintoma principal é dor localizada na articulação do joelho. Nas lesões traumáticas se observa uma história prévia de um evento causador da lesão. A dor geralmente é localizada na região interna, externa ou posterior no joelho e aumenta com os movimento de rotação e flexão do joelho. Também pode se observar sintomas como edema articular (derrame articular), estalidos e bloqueio da articulação.



Quais os tratamentos disponíveis?
Deve se partir do princípio que as lesão meniscais são de difícil cicatrização devido a pouca vascularização dos meniscos. O tratamento é divido entre tratamento conservador e tratamento cirúrgico. A necessidade ou não da cirurgia é dependente da característica da lesão. Nas lesões consideradas pequenas e estáveis o tratamento é baseado na melhora dos sintomas, o que envolve medicação, fisioterapia, reforço muscular, alongamento e mudanças nos hábitos de vida. Tudo com a devida supervisão profissional.
Explique o tratamento cirúrgico:
O tratamento cirúrgico é voltado para os casos de lesões maiores, instáveis e aquelas que não responderam adequadamente ao tratamento não cirúrgico. Atualmente, sabendo da função primordial dos meniscos para a saúde da articulação, a cirurgia para o tratamento de lesão meniscal sempre deve visar o reparo da lesão, preservando assim a função dos meniscos. Entretanto, infelizmente, devido as características da lesão, isso não é possível em boa parte dos casos inseridos no nosso contexto. A preservação do menisco através do reparo das lesões meniscais já uma realidade no nosso serviço (IOT) há vários anos, contando com o uso da mesma tecnologia empregada nos Estados Unidos e Europa.
Como é o pós-operatório? Como são os resultados do tratamento?
Como são cirurgias ambulatórias realizadas através de videoartroscopia do joelho. Não é necessário nenhum tipo de imobilização e geralmente o paciente retorna as suas atividades normais após 2 a 6 meses, dependendo a cirurgia e do pós-operatório realizado.

 

 



Mais Sobre
MAIS SOBRE

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
IOT presta homenagem ao Hospital São Vicente de P...
Uma dor crônica, mas tratável
Um serviço de referência no atendimento de osteopor...
SIMPÓSIO MARCA OS 25 ANOS DO SERVIÇO DE OMBRO E C...
SIMPÓSIO MARCA OS 25 ANOS DO SERVIÇO DE OMBRO E C...
ENTRE EM CONTATO
(54) 3045-9700 ou 3045-9800
sac@iotrs.com.br

NEWSLETTER
Para assinar nossa newsletter preencha o campo abaixo.
Ok
© 2018 IOT HOSPITAL DO TRAUMA | www.iotrs.com.br - Todos os Direitos Reservados