AGENDAMENTO DE CONSULTAS: (54) 3045-9700 | (54) 3045-9800
VIA WHATSAPP: (54) 99253-3525
LISTA DE TELEFONES ÚTEIS   ↵

« Voltar
ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL - PREVENÇÃO

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como "derrame cerebral", representa cerca de 25% do total de lesões agudas ao encéfalo. Terceira causa de mortalidade global nos países desenvolvidos, atingiu cifras preocupantes no Brasil, ultrapassando as doenças cardíacas e o câncer, colocando-se em primeiro lugar. É o principal responsável por seqüelas e incapacitação na população em geral, determinando enormes prejuízos pessoais, familiares e sócio-econômicos. O AVC pode ser prevenido, mediante o controle rigoroso dos chamados fatores de risco, especialmente os modificáveis, ou seja, hipertensão arterial - pressão alta, diabetes, colesterol elevado, tabagismo, uso imoderado de bebidas alcoólicas, uso de drogas, doenças cardíacas e sedentarismo. Mulheres jovens, em idade fértil, usando anticoncepcionais e fumantes, tem risco aumentado de sofrer AVC, quando comparadas àquelas que não fumam.

Os principais fatores de risco são a hipertensão arterial e o tabagismo. A hipertensão arterial pode ser assintomática, sendo que o indivíduo portador sofra desse mal há muito tempo e não saiba (desastrosamente, o AVC pode ser a primeira manifestação clínica).

Recomenda-se medir a pressão arterial pelo menos uma vez ao ano em dois momentos diferentes, após 5 minutos de descanso (sem uso de fumo ou cafeína nas últimas 2 horas), principalmente pessoas que tenham história familiar de pressão alta e/ou outros fatores de risco. A pressão arterial deve manter-se até 140/90 mmHg e a permanência fixa nesse valor ou ligeiros aumentos deverão levantar suspeita de hipertensão, sendo necessário consultar o médico.

O AVC é uma emergência médica e o pronto atendimento em um centro especializado deve ser providenciado o  mais rápido possível.

Sintomas e sinais mais comuns:

- diminuição de força e/ou sensibilidadde de um lado do corpo;

- dificuldade para falar ou entender a linguagem;

- alteração da visão, turvação ou visão dupla;

- tontura ou vertigem com desequilíbrio;

- alteração da consciência e confusão mental.

O IOT Hospital do Trauma oferece à comunidade de Passo Fundo e região uma estrutura de referência para o diagnóstico e tratamento do AVC Agudo, de nível A.

Previna-se e consulte seu médico regularmente.



Mais Sobre
MAIS SOBRE

 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Equipe de Cirurgia do Membro Superior tem capítul...
Dr. André Kuhn é empossado presidente da SBCJ
Ciência e tecnologia para garantir atendimento de...
Técnica cirúrgica com nitrogênio para destruição de c...
Osvandre Lech reeleito presidente do IBSES
ENTRE EM CONTATO
(54) 3045-9700 / 3045-9800 Whatsapp 99253 3525
sac@iotrs.com.br

NEWSLETTER
Para assinar nossa newsletter preencha o campo abaixo.
Ok
© 2020 IOT HOSPITAL DO TRAUMA | www.iotrs.com.br - Todos os Direitos Reservados